domingo, 15 de janeiro de 2012

O Elogio da Sombra, de Jorge Luis Borges



A velhice (tal é o nome que os outros lhe dão)
pode ser o tempo de nossa felicidade.
O animal morreu ou quase morreu.
Restam o homem e sua alma.
Vivo entre formas luminosas e vagas
que não são ainda a escuridão.
Buenos Aires,
que antes se espalhava em subúrbios
em direção à planície incessante,
voltou a ser La Recoleta, o Retiro,
as imprecisas ruas do Once
e as precárias casas velhas
que ainda chamamos o Sul.
Sempre em minha vida foram demasiadas as coisas;
Demócrito de Abdera arrancou os próprios olhos para pensar;
o tempo foi meu Demócrito.
Esta penumbra é lenta e não dói;
flui por um manso declive
e se parece à eternidade.
Meus amigos não têm rosto,
as mulheres são aquilo que foram há tantos anos,
as esquinas podem ser outras,
não há letras nas páginas dos livros.
Tudo isso deveria atemorizar-me,
mas é um deleite, um retorno.
Das gerações dos textos que há na terra
só terei lido uns poucos,
os que continuo lendo na memória,
lendo e transformando.
Do Sul, do Leste, do Oeste, do Norte
convergem os caminhos que me trouxeram
a meu secreto centro.
Esses caminhos foram ecos e passos,
mulheres, homens, agonias, ressurreições,
dias e noites,
entressonhos e sonhos,
cada ínfimo instante do ontem
e dos ontens do mundo,
a firme espada do dinamarquês e a lua do persa,
os atos dos mortos,
o compartilhado amor, as palavras,
Emerson e a neve e tantas coisas.
Agora posso esquecê-las. Chego a meu centro,
a minha álgebra e minha chave,
a meu espelho.
Breve saberei quem sou.


In Elogio da Sombra/Perfis (Porto Alegre: Editora Globo, S/D)

3 comentários:

  1. Excelente, Sammis.
    Vindo de você,
    não poderia ser diferente.
    Sou sua fã até morrer
    e além...
    Ci.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por ter visitado um dos meus blogs.
    Muita paz e muita poesia em sua vida.
    Com carinho,

    Ci.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Cecília, obrigado por sua presença e por seu carinho. Estamos juntos na kombi colorida da poesia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...