domingo, 22 de janeiro de 2012

ALGUNS LIVROS ESSENCIAIS PARA A POESIA


DAILOR VARELA
Durante vários séculos a poesia era uma questão de rimas, métricas e desvairadas e românticas inspirações. Até que poetas como Mallarmé, Maiakovski, Pound desmistificam a natureza inspiradora da poesia.
Insistiram que a matéria prima da poesia era a Linguagem. “Sem forma revolucionária não há arte revolucionária” disse Maiakovski.
Sua sábia conclusão foi uma espécie de bússola para todos os movimentos de vanguarda poética que surgiram após a inquietação e criatividade de Maiakovski, sem duvida o ícone dos “Signos em Rotação” das vanguardas. A partir daí vários livros essenciais foram escritos sobre a poesia e suas “oficinas” de Linguagem.
O próprio Maiakovski escreveu “Como fazer versos?” Outros livros essenciais:
“A dignidade da poesia” de José Lezama Lima. O autor cubano, uma das maiores autoridades no Neo- Barroco na Literatura Latino Americana reuniu neste livro uma série de estudos sobre Rimbaud, Mallarmé. Navega com extrema lucidez sobre temas como “do aproveitamento poético”, “as imagens possíveis”, “a dignidade da poesia” além de um longo estudo sobre Vallery. Outro livro essencial é “A poética da Agoracidade” de Sonia Guedes do Nascimento.
É resultado de uma tese de mestrado do programa de pós-graduação da PUC de São Paulo apresentada em novembro de 1990. Indispensável é também “A arte da Poesia” de Pound onde ele diz que “obviamente não é fácil ser um grande poeta”.
Os textos críticos dos concretistas Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos escritos de 1950 a 1960 resultaram no livro “Teoria da Poesia Concreta”, imperdível navegação para quem pretende atravessar o mar da poesia.
O poeta processo Álvaro de Sá escreveu em 1977 “Vanguarda, Produto de Comunicação” que é um estudo profundamente lúcido sobre o poema processo e suas vertentes.
O poeta T.S.Eliot escreveu “De poesia e poetas” e “A essência da poesia”  que o poeta Ivan Junqueira define muito bem como “uma mostra luminosa da monumental erudição de um dos grandes poetas, dramaturgos e críticos do século”.
A bibliografia em torno da arte poética tem livros indispensáveis como “Arte e Palavra” , resultado de um Fórum de Ciência e Cultura realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro que aconteceu na década de 80. No livro uma frase do músico de vanguarda John Cage: “poesia não é ter nada a dizer e dizer: não possuímos nada”.
Antes de rabiscar enluarados poemas, ler estes livros citados e outros sobre arte poética é certamente uma lição obrigatória para quem pretende ser POETA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...