terça-feira, 26 de outubro de 2021

Ao livro CARTAS E RETORNOS, um poema de Pedro Marcos Pereira Lima

 


CARTAS E RETORNOS

                           Para o poeta Sammis Reachers

 

as cartas estão dadas –

com que sorte lançadas?

não vieram das garrafas ao mar

não foram aos meus pés jogadas

por um mensageiro ofegante moribundo

sobre seu cavalo rocinante

tendo atravessado o mundo

as cartas primeiras

as cartas estrangeiras

cartas de um correio dos céus

cartas chegadas

de um carteiro assassinado

encontradas após anos perdidas

nas catacumbas

de um sonho sepultado

no coração de um escriba apartado

cartas extraviadas

cartas devol/vidas

cartas ressuscitadas na escrita inviolada

cartas que me foram agora reveladas

cartas abertas

me falam de uma carta eterna

carta que pede

meu retorno urgente

do que me resta

ainda sobrevivente

retorna –

Vida ainda te espera

naquela tarde ruída

na mesma porteira caída


onde a deixaste

dizendo que irias logo ali

buscar a madeira para consertar

é a madeira que te escreve –

estou pronta cortada medida

aguardando seu retorno

esperando a partida

para ir no seu ombro

eu pouco ou nada peso

sou muito leve

retorna –

nossa porteira será uma janela erguida

onde Vida mais feliz que nunca

te verá chegar com olhos de primavera

nossa porteira terá uma cancela

sem ferrolho que se abrirá de longe

só com o piscar do olho

retorna –

veja atrás dessa missiva

o mapa para seu retorno

ali é dada

a estrada viva

que terás que tomar.


VIDA

VIDA

VIDAVIDAVIDA

VIDAVIDAVIDA

VIDA

VIDA

VIDA

VIDA


Pedro Marcos Pereira Lima


Um comentário:

  1. Ops... valeu amigo irmão pela publicação, foi uma singela homenagem ao poeta incrível que você é, sempre fiel à carta sagrada, que retorna nos poemas experimentais de alta poesia, desse seu livro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...