segunda-feira, 30 de julho de 2012

Stalingrado


Stalingrado

1942/43

“Dia angélico e negro”
Giorgos Seferis

Dite
Capital do Inferno
Dite
A capital do Inferno
Dite
Esplendorosa

Dante
Dante mio capitano
Dante toque sua flauta
Para distrair-me enquanto
O médico amputa minhas pernas
Milton, fale-me de teu Deus
Milton my mermaid, dulçor de sereia
Por favor acompanhe a melodia de Dante
Cante contra esta anti-aurora,
cante

Dante, Milton
Ombreiem-me
Deem-me as mãos
Pois não posso mais andar
Tragam-me o cantil de vinho do Porto,
Balas para o fuzil
Comamos e bebamos,
Pois amanhã morreremos

Dite, Cidade das Trevas
Um milhão de mortos
Pavimentando suas ruas

Três cavaleiros cruzam teu perímetro
Se dominasse a língua das metralhas
E do morteiro,
Rogaria um cessar-fogo bem ligeiro

Tenho duas irmãs bonitas
E estamos no dia mais negro
Da mais negra das guerras:
Se eu pudesse
Ofereceria minhas irmãs aos soldados
Para que parassem de disparar
Contra nós, mio capitano
E pudéssemos trafegar livres
Por sobre o roseiral de cadáveres

Camarada Stálin
Já estou morto, então
Não importa:
GRANDE CAMARADA FILHO DE UMA VACA
A culpa disso tudo é tua
Tua lentidão de asno teu fedor de asno

Que o inferno exista
Como existem Dante e Petrarca
E os olhos cegos de Milton
Que você queime em seus nove círculos,
Um século em cada, perfazendo
Um eterno circuito

Queime camarada, arda
Abraçado à tua mãe vaca
E ao Soviete Supremo

Sammis Reachers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...