terça-feira, 13 de agosto de 2024

Sammis Reachers: Algumas frases sobre os LIVROS

 


O livro é uma ferramenta a um tempo prática e mítica: Ponte para os mundos possíveis, portal para os impossíveis.

 

Como Cristo, o livro é uma majestade que lava os pés dos que se lhe achegam, e graciosamente lhes serve a mesa.

 

O livro é um barco que te ensina a nadar.

 

Ler é encontrar melhores respostas que nos municiem na elaboração de melhores perguntas. Ou encontrar melhores perguntas.

 

Pegar um livro bem velho na estante, abrir e cheirar... É mergulhar num estranho loop de prazer, uma volta às origens (mas de quem? Minhas, como leitor dos livros velhos de meu pai? Ou as origens da literatura?). Um cheiro bem mais antigo do que eu, e que no entanto remete a mim mesmo, ao meu âmago, como se fosse o MEU próprio cheiro, ou uma parte inviolável e fundacional de meu tacanho ser.

 

Um livro de poesia é um ato de fé. Um engajamento. A ação transcendente de uma carga metafísica mais que a materialidade pronta (e nisso estacionária) de um objeto.

 

Não importa o tema ou o gênero, número de páginas e sequer o autor: um bom livro será sempre aquele que arrancar você do chão, que fundar um dia especial dentro dos dias.

 

É comum, por exemplo, eu publicar um livro hoje de manhã e já pela tarde, "entediado", abrir o arquivo de algum outro projeto e dar alguma pincelada. Costumo dizer que não publico um livro: Me livro dele. O sentimento, se é de dever cumprido, é sempre e ainda mais de libertação, de alívio. Liberto da cangalha, sinistra e imediatamente sinto sua falta: E tornamos, devagar e sempre, no ritmo já acostumado, ao trabalho de formiga.

 

Dia vem em que você vai 'abrir' um livro e ele vai pedir login. E, baseado em suas preferências globais, num sistema parecido com o que Google ou Facebook rudimentarmente usam, para direcionar-lhe propagandas personalizadas conforme seu perfil, ele vai configurar a história, 'especialmente' para você. Um livro não terá 'uma' história: um livro terá campos probabilísticos de narratividade, como eu gosto de conceituar. Espere só um pouco. Espere a inteligência artificial dar o próximo salto.

 

Os livros são as células-tronco do organismo dito Civilização. Ou um tipo de tijolo de antimatéria, usado para desconstruir prisões.

 

Um livro antigo cumpre uma dupla função: Alicerça, ainda que apenas moralmente, tanto uma biblioteca quanto o seu possuidor.

 

Além do fluxo de alimentos, o outro trânsito que nunca deve cessar numa casa é o fluxo de livros.


Sammis Reachers


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...