sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Sobre o livro Cartas e Retornos, por George Vinhas Gonsalves

 


Recentemente, tive uma das melhores experiências literárias da minha vida ao ler CARTAS E RETORNOS, livro de poemas de Sammis Reachers.

O vasto vocabulário empregado em uma grande variedade de temas (praça, amigo, Bíblia, café, Cristo, gatos, livro, perdão, rosa, por exemplo), muitas vezes de cunho pessoal, nos evocam lembranças e imagens que nos fazem viajar por lugares e épocas a cada página lida.
Logo no primeiro poema, “Carta à Árvore”, temos este instigante verso:
Obrigado eternamente obrigado
Por alimentar-nos
De proteção e pão
Por verdecer para que não
Ressecássemos
Nós vorazes algozes agradecemos
Por nos servir
De berço,
Púlpito
E esquife
Nos poemas que fazem referência à fé há versos preciosos, como em “Carta à Bíblia”:
Orquestra de virtuosos de pó
66 partituras em mãos
dum Espírito regente
régio & magistral
Em “Carta ao Cristo”, há algumas fascinantes letras sobre o nosso Senhor:
Conquistador em andrajos
Pétala de sangue
Amor embaraçoso
Azorrague de Deus e retardador do azorrague de Deus
[...]
Companheiro de más companhias
Nota promissória contra o fracasso
Da História
Lido por mim em um período de enfermidade e solitude os versos de Sammis me elevaram a outra dimensão. Fizeram-me sair de meu quarto e andar pela cidade encontrando carteiros, poetas, chuva e vento.
Ao colocar para o autor minhas impressões, ele me disse que o livro tem “muito de experimental” e que tentou “passar valores os mais humanos” que conseguiu. De fato, os dois aspectos saltam aos olhos ao folhearmos a obra. Mas, ainda há: a percepção de que a vida pode ser mais fascinante quando a olhamos com o coração e de que nossos temores podem ser enfrentados, afinal como escrito em uma das páginas da obra:
Do outro lado do teu medo há um palácio.

George Vinhas Gonsalves


O livro Cartas e Retornos, no formato e-book (pdf) pode ser baixado gratuitamente. CLIQUE AQUI.
O livro impresso pode ser adquirido diretamente com o autor. Escreva para sreachers@gmail.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...