Separatas a Esmo



Apresentamos aos nossos quinze leitores a Coleção Separatas a Esmo: Volumes pequeníssimos, até simplórios em seu minimalismo, tratando com insuspeita profundidade (ou, vá lá, alguma desavergonhada pop-superficialidade) de um tema específico a cada edição, repercutindo as vozes de celebrados ou desconhecidos interlocutores. Mais que um projeto, é uma desculpa editorial para as libertinagens de seu editor. 

Um tema assim, escolhido meio que a esmo, ou conforme os ventos da necessidade...



Separatas a Esmo #1: Para que serve a imprensa, afinal?
Tendenciosa, vendida, mentirosa, safada, perniciosa... Para alguns heroica, necessária, democrática: Para que serve a imprensa, afinal? 
PARA BAIXAR O ARQUIVO PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.








Separatas a Esmo #2: Piadas & Anedotas Geográficas
Este folhetim reúne, despretensiosamente como é o objetivo da coleção Separatas, algumas piadas e anedotas (sim, há diferença) sobre o universo da Geografia, notadamente a escolar.
Noam Chomsky, um dos maiores e mais combatidos e mais combativos intelectuais vivos (ufa!), costuma dizer que “indivíduos são seres éticos; Estados não”. Parafraseando o velho anarco-sindicalista norte-americano, eu diria que indivíduos são politicamente corretos; piadas não.
E elas aqui estão: Hilárias, infames, brilhantes, ridículas: Sorria!
Para baixar o PDF pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.




Separatas a Esmo #3: Poemas sobre Sua Majestade, o LIVRO - Uma microantologia
Esta coleção mambembe, “Separatas a Esmo”, é a desculpa que me dou quando não quero realizar uma antologia temática de maior fôlego, mas não posso deixar de cumprir meu solitário papel social de antologista, que é nutrir o leitor com leituras benfazejas (ou que ao menos eu goste de ler). Assim, bom é já avisar que há de certeza muitos outros poemas sobre o Livro e a Leitura que aqui poderiam figurar; estão por aí, perdidos/pulsantes no hiperuniverso da literatura. Mas temos aqui algo com que começar, algo com que alegrar-nos.

A confirmar o caráter de breve fôlego deste plaquete, preciso assinalar que a maior parte destes poemas foram retirados, sim, de antologia senão de facto, ao menos de direito e ISBN, a obra (que também organizamos) O Livro e o Prazer da Leitura em 600 Citações (Uiclap, 2023). A maior parte, mas não todos. Há poemas aqui que não entraram na referida seleta, e aquela é, afinal, focada no universo das frases. Aqui, embora em espaço exíguo, a poesia reina sozinha, esporte primevo que sempre lhe aprouve e bem vestiu.

No mais, aqui estão, graciosamente para você ler e compartilhar, poemas sobre Sua Majestade, o Livro. 

Para baixar o PDF pelo Google Drive, CLIQUE AQUI.




Cantiga das Crianças Fruteiras - Este pequeno material é um poema que, de forma divertida, fala sobre as frutas nativas de nosso Brasil, apresentando em seu corpo diversos nomes, a maioria “desconhecidos”, de algumas de nossas mais de 300 frutas nativas. O objetivo é informar e despertar a curiosidade de crianças e jovens (e adultos também) para um universo que muitos ignoram. É um material simples: Uma única folha A4 impressa em frente e verso e depois dobrada. Ele pode ser utilizado em aulas de português, ciências, geografia e mesmo outras disciplinas ou atividades transversais, a critério do educador. Pode ser livremente impresso e compartilhado. O arquivo em PDF traz duas versões, uma colorida e outra já otimizada para a impressão em preto-e-branco.

PARA BAIXAR PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...