sábado, 25 de agosto de 2018

Saudação às Árvores, poema de Henry Van Dyke



SAUDAÇÃO ÀS ÁRVORES

Henry Van Dyke
Tradução de Sammis Reachers

Muitas árvores são encontradas na floresta,
E toda árvore para seu uso é boa:
Algumas pela força da raiz retorcida,
Algumas pela doçura da flor ou da fruta;
Algumas para abrigar contra a tempestade,
E algumas para manter a pedra da lareira quente;
Algumas para o telhado, e algumas para o feixe,
E algumas para um barco para enfrentar o fluxo -
Na riqueza da madeira desde o início do mundo
As árvores ofereceram seus presentes ao homem.

Mas a glória das árvores é mais do que seus dons:
É uma bela maravilha da vida que se eleva,
De uma semente enrugada em um torrão de terra,
Uma coluna, um arco no templo de Deus,
Um pilar de poder, uma cúpula de prazer,
Um santuário de música e uma alegria de se ver!
Suas raízes são as enfermeiras dos rios em nascimento;
Suas folhas estão vivas com o sopro da terra;
Elas abrigam as moradas do homem; e elas se dobram
Sobre seu túmulo com o olhar de um amigo amoroso.

Eu acampei na floresta sussurrante de pinheiros,
Eu tenho dormido na sombra de oliveiras e videiras;
Nos joelhos de um carvalho, ao pé de uma palmeira
Encontrei um bom descanso e o bálsamo do sono.
E agora, quando a manhã doura os galhos
Do olmo na porta da minha casa,
Eu abro a janela e faço saudações:
“Deus abençoe os teus ramos e alimente a tua raiz!
Viveu antes, vive depois de mim,
Tu, árvore antiga, amigável e fiel.”


Do livro Árvore - Uma Antologia Poética (baixe gratuitamente AQUI).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...